Olá a todos! Acaba de ser lançado o FF4, a mais nova versão desse revolucionário browser! Seguem prints, as mudanças e o download.


Vemos que a principal mudança é o layout, agora muito mais arrojado. A barra de navegação e dos favoritos (bem como as outras barras), ficaram para baixo das abas, dando uma ideia de exclusividade - bem mais lógica do que anteriormente.
Outra inovação, obviamente singulariedade da versão Beta, é a caixa de Feedback, na qual você pode rapidamente reportar o que gostou e o que não gostou, bem como bugs. Seguindo a linha do Beta, temos também uma pesquisa, que repentinamente aparece, perguntando sua satisfação para com o novo FF - mais especificamente, informações sobre como você usa a web.

Há também outras inovações menores: O antigo gif de loading que aparecia no lugar do favicon quando a aba ainda estivesse carregando foi substituído por um reloginho que marca percentualmente o progresso.

Outra novidade é a possibilidade de redimencionar caixas de texto, desde que elas estejam previamente programadas para isso; ainda não sei o comando, mas consigo redimensionar algumas e outras (como as do meu site) não. Veja o que fiz com o editor de texto do Blogger:

Finalmente, vale lembrar que o browser ainda está numa versão Beta - pode conter bugs e inclusive falhas de segurança, não sendo, protanto, recomendável fazer transações monetárias com ele. Além disso, nenhum complemento da versão 3 funciona nele ainda, nem mesmo a barra de ferramentas do Google - tornando ele pouco prático, afinal. Em suma, assim que lançada a versão final, será um browser espetacular, mostrando cada vez mais um FF que supera o IE.

Share