Cuidado, spoilers!
Desde Ab Aeterno, em minha humilde opinião, não tínhamos um episódio sequer que tivesse mais respostas do que perguntas. Não é meu costume escrever resumos dos episódios de Lost, mas este merece. Direto, foi bem explicativo, na verdade.
Um momento que nos deixou muito espantado, com certeza, foi a resposta de Jack a Locke na FST; "Because you're a candidate". Quando vi pela primeira vez, no Sneak Peak (no qual a ABC fez o favor de cortar o final da conversa) cheguei a pensar que o (F)Locke na FST fosse o Jack! Claro que tudo se explica na frase seguinte, mas ainda fica um dejavú, ainda mais quando, mais tarde, Locke começa a repetir frases que antes dissera. Quando fala que caiu de avião, novamente tive uma falsa revelação; mas, além de outro 'dejavú', isso foi uma tremenda coincidência.
Muitos personagens morreram nesse episódio. Cena muito engraçada do Untangle, aliás, foi quando Pierre Puppet cita o evento, e somente depois de horas chorando por Jin e Sun lembra de Saiyd. Na verdade, ele esqueceu também de Lapidus e todos os capangas de Widmore que estavam no submarino (segundo alguns spoilers, Lapidus não morreu, e vai aparecer novamente na ilha - como?). Pelo menos tivemos uma boa notícia: Desmond, afinal, não morreu (e quem não gritou "Eu sabia!" quando o Saiyd falou aquilo?).
Pelo menos, agora, já sabemos o plano de (F)Locke (e que ele não pode matar os escolhidos, mas os escolhidos podem morrer - mesmo que Saiyd tenha perdido a alma mesmo e deixado de ser um, Ji Yeon nem tinha nascido quando Jacob escreveu Kwon na caverna). Afinal, foi o (F)Locke que pôs a bomba no avião para que depois pudesse achá-la? Creio que estamos esquecendo de alguma coisa. Ben e Miles, a uns 3 episódios, voltaram para a Dharma Ville para pegar explosivos. Nunca mais apareceram :(.
Finalmente, temos o emocionante final. Depois de vários episóios, temos um daqueles que o "LOST" aparece quando nós menos esperávamos (tudo bem, o melhor foi o do último episódio da quinta temporada, mas quem vence aquele?). Como será que ele fará para matar nossos heróis 'indiretamente'? Em suma, foi, para mim, o melhor episódio desde Ab Aeterno e abre portas para um, talvez, melhor ainda: Across the Sea vai falar, finalmente, da história de Jacob e do F(Locke)/homem de preto (por que tanto drama com um nome? A não ser que seja um que nós já conheçamos - Aaron?). Pelo jeito vamos ter que esperar até o outro episódio ainda para vermos o que ele irá fazer.


Share